Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

15.12.14

Carta-Galeria Arqueológico-Histórica do Concelho de Vila Nova da Barquinha

Já disponível em:

Prefácio
- Informar para dar a saber. 
Pois só se ama aquilo que se conhece. Importa iniciar a gestão integrada de toda a informação sobre os bens de interesse cultural do Município de Vila Nova da Barquinha.
Num mundo cada vez mais global onde fervilham múltiplos recursos ao dispor do cidadão, devemos dar o que temos e o que somos.
- José Gomes, um homem que amou a arqueologia
Muito do que temos em arqueologia devemos ao José Gomes. Com o seu denodo e entrega às causas públicas, com o seu afável trato e calma de voz, era para qualquer jovem ou menos jovem um imenso gosto partilhar longos diálogos com tão eminente ser humano. Parte da sua juventude foi dedicada à arqueologia sendo, à data da sua morte (30 de outubro de 2012), tal como foi no restante caminho da vida, uma figura ímpar e proeminente na região do Médio Tejo.
- José Gomes, um cidadão que viveu as coletividades e as instituições
Foi membro fundador dos núcleos de Arqueologia do Grupo Recreativo Soudoense, na sua terra natal, e do Núcleo de Arqueologia da Barquinha, sua terra por opção. Eleito presidente da Associação Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (ACIAAR), desempenhou o cargo até ao último dia de vida com uma entrega inigualável. Em 2003 foi eleito diretor-delegado da ACIAAR. Foi distinguido com a atribuição da categoria de sócio emérito e sócio n.º 1 do Instituto Terra e Memória (ITM), no 1.º Congresso de Arqueologia do Alto Ribatejo, que se realizou no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011. O ITM reconhecia, assim, o papel pioneiro de José Gomes, bem como a sua dedicação à investigação sobre o passado e sobre o território, no Alto Ribatejo e fora dele, consolidando também a rede regional de infraestruturas criadas em Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Mação e Tomar, numa estreita relação com as populações e em prol da construção do conhecimento. A sua vivência firme, determinada e entrega ao bem comum levou, em 2012, a Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, a reconhecer os seus préstimos e atribuir-lhe a Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata, por se ter distinguido no campo social, associativo e cultural, condecoração que recebeu no dia 13 de junho de 2012, feriado municipal, no edifício dos Paços do Concelho.
- José Gomes, a quem dedicamos esta carta
Ao longo da sua vida participou em inúmeros trabalhos arqueológicos de prospeções e escavações, muitas delas no nosso concelho de que são exemplos: a Ribeira da Atalaia, Aldeínha - Barreira Vermelha - Fonte da Moita - Pedregoso, etc. Recordo um dos seus sonhos, o levantamento arqueológico da vila romana no sítio que ambos sabemos onde poderá estar localizada, face aos indícios bastantes que aí existem. Ao José Gomes se deve a realização de diversas exposições, conferências e várias publicações. Com ele a Barquinha ficou mais rica pois com a sua prestimosa entrega conseguiu dar a conhecer quem neste atrativo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes.
Hoje cumpre-se um dos seus sonhos, a feitura da Carta Arqueológica de Vila Nova da Barquinha. José Gomes, lá do assento etéreo onde subiste, podes sorrir pois os teus discípulos, amigos e companheiros de jornada continuam a perpetuar os teus ensinamentos. Quão encantador será descobrir em cada nova pedra a tua memória levantando com palavras o sonho do nosso futuro.
Fernando Freire
Vila Nova da Barquinha, 30 de Outubro de 2014

Carta-Galeria Arqueológico-Histórica do Concelho de Vila Nova da Barquinha.
Já disponível em:

Sem comentários: